24 de abr. de 2013

O Protagonismo...


Deus é O protagonista. Ele está à frente de tudo o que existe. Ele é extremamente criativo. Cria, cria, cria... AINDA HOJE. Ele é o que quer salvar. O prazer de Deus é salvar. Ele é alguém de imenso prazer envolvido em salvar. Ele é o libertador de todos os males. Ele acaba com todas as rupturas que nós em nossa falsa auto suficiência estabelecemos. Desde toda a história os homens e mulheres afirmamos as rupturas. Há três fundamentais: “Em outras palavras, o grande pecado é uma ofensa contra si mesmo, cometida por renunciar ao dom de Deus e, portanto, é também uma ofensa a Deus. Por outro lado, o relacionamento social se torna extremamente conflituoso: quando pessoas auto-suficientes se encontram, elas partem para a competição, a exploração, a opressão, numa palavra, para a violência mútua” (Storniolo, Ivo e Balancin, Euclides; O livro do Gênesis, p 22).

Deus fez o homem e a mulher à sua imagem e semelhança (Gn 1,27). Todo homem, toda mulher. Mesmo os que não creem em Deus foram pensados por Deus. Assim nós, os que cremos em Deus, professamos. Mas ser imagem e semelhança não é nossa propriedade, dos que crêem. Nós somos iguais a todos. Somos fundamentalmente iguais. Não existe alguém mais ou alguém menos.

Você só realizará o projeto de Deus quando for parecido com Ele. Você será parecido/a com Ele quando for criativo/a ao extremo. Quando for procurar salvar até a última esperança. Aí você encontrará o sabor da verdadeira realização. Você será parecido/a com Deus. Isto é ser protagonista, como Deus.

Para ser protagonista você não precisa pedir licença para ninguém. Ninguém poderá te proibir para ser parecido/a com Deus. E você será parecido/a com Deus mesmo não se dando conta. Mas você vai percebendo que o prazer de viver para os outros ninguém poderá tirar de você.

Ser protagonista é ter o prazer de viver. E você não quer ter prazer de viver? Mas que burro que você é!
Não consegue? Procure ajuda. Há todo um povo voltado a fazer isto: ajudar! Este Povo de Deus é especialista nisso! Pode crer e confiar. Se for Povo que Deus convocou então pode confiar. Se for criação apenas de algumas pessoas iluminada então não!

Serviço de Animação Bíblica do Vicariato de Gravataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário